Javascript required
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Escultura Arte Do Espaãƒâ§o Do Tempo E Do Mopvimento

O movimento artístico que chamamos "Renascimento" nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. Nos finais de 1400, tinha-se espalhado por toda a Itália. Na primeira metade exercise século seguinte, quando Roma se sobrepunha a Florença como principal centro artístico, tinha alcançado os resultados mais clássicos.

Nessa mesma época, começou a difundir-se pelo resto da Europa, iniciando uma completa revolução artística, cujos efeitos perdurariam, com constantes acontecimentos, durante séculos, até quase o limiar da nossa época.

Este movimento, embora bastante complexo eastward variado internamente, estabeleceu princípios, métodos e, sobretudo, formas originais east típicas, mas comuns.

Tais formas provem de duas principais fontes: a reutilização, após um intervalo de quase um milênio, das formas características da arte clássica – arte grega e arte romana. Due east a aplicação de uma nova descoberta técnica: a perspectiva, conjunto de regras matemáticas e de desenho que permitem reproduzir sobre uma folha de papel ou sobre qualquer superfície plana, o aspecto existent dos objetos.

Além de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi, sem dúvida, o motel desse progresso east tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (practise renascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração due east modelo de civilização. Num sentido amplo, esse platonic pode ser entendido como a valorização exercise homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.

Características gerais:

  • Racionalidade;
  • Dignidade exercise Ser Humano;
  • Rigor Científico;
  • Ideal Humanista;
  • Reutilização das artes greco-romana.

A expansão marítima com a exploração de novos continentes e a pesquisa científica proclamavam a confiança no homem e, ao mesmo tempo, a Reforma Protestante diminuía o domínio da Igreja. O resultado foi que o estudo de Deus como Ser Supremo foi substituído pelo estudo do ser humano, inclusive com o estudo da anatomia. Desde retratos detalhistas, como a intensidade emocional e a iluminação surreal, a arte foi o meio de explorar todas as facetas da vida na terra.

ARQUITETURA

Na renascença italiana formada nos mesmos princípios da geometria harmoniosa em que se baseavam a pintura e a escultura, a arquitetura recuperou o esplendor da Roma Antiga.

Os arquitetos renascentistas mais notáveis foram Leon Battista Alberti, Filippo Brunelleschi, Donato Bramante, Andrea Palladio eastward Michelangelo Buonarotti.

Alberti (1404-72) escritor, pintor, escultor e arquiteto, foi o maior teórico da Renascença e deixou tratados de pintura, escultura e arquitetura. Ele menosprezava o objetivo religioso da arte e propunha que bone artistas buscassem no estudo das ciências, como a história, a poesia e a matemática, os fundamentos de seu trabalho. Alberti escreveu o primeiro manual sistematizado de perspectiva, oferecendo aos escultores every bit normas das proporções humanas ideais.

Outro renascentista de múltiplos talentos foi Brunelleschi (1377-1446). Excelente ourives, escultor, matemático, relojoeiro e arquiteto, ele é mais conhecido, porém, como o pai da engenharia moderna. Brunelleschi não só descobriu a perspectiva matemática como lançou o projeto da igreja em plano central, que veio substituir a basílica medieval. Somente ele foi capaz de construir o domo da Catedral de Florença, chamada então da oitava maravilha do mundo. Tal técnica constitui em construir duas células, uma apoiando a outra, encimadas por uma claraboia estabilizando o conjunto. No projeto da Capela Pazzi, em Florença, Brunelleschi utilizou motivos clássicos na fachada, ilustrando a retomada das formas romanas e a ênfase renascentista na simetria e na regularidade.

Em 1502, Bramante (1444-1514) construiu o Tempietto (Pequeno Templo) em Roma, no local onde São Pedro foi crucificado. Embora pequeno, é protótipo perfeito da igreja com plano central encimado por domo, expressando os ideias renascentistas de ordem, simplicidade e proporções harmoniosas.

Famoso por suas vilas east seus palácios, Palladio (1508-80) teve enorme influência sobre os séculos posteriores através do seu tratado Quatro Livros de Arquitetura. Pioneiros do neoclássico se basearam no transmission de Palladio. A "Villa Rotonda" incorporou detalhes gregos east romanos, como pórticos, colunas jônicas, domo plano, como o do Panteon, e aposentos dispostos simetricamente em torno de uma rotonda central.

Destaca-se também, Michelangelo Buonarotti (1475-1564) que em seus últimos anos dedicou-se à arquitetura, supervisionando a reconstrução da Basílica de São Pedro, em Roma. Acreditava que "os membros da arquitetura são derivados dos membros humanos". Equally unidades arquitetônicas deveriam cercar simetricamente um eixo central vertical, assim com braços e pernas flanqueiam o tronco humano. Outro exemplo desse estilo inovador é a Colina Capitolina em Roma, o primeiro grande centro cívico da Renascença. Quebrou every bit normas renascentistas ao desenhar essa praça com ovais interligados e variações do ângulo reto.Sendo um dos percursores do Maneirismo.

Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza de qualquer ponto em que se coloque.

"Já não é o edifício que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício". (Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura)

As principais características da arquitetura renascentista são:

  • Ordens Arquitetônicas;
  • Arcos de Volta-Perfeita;
  • Simplicidade na construção;
  • A escultura due east a pintura se desprendem da arquitetura due east passam a ser autônomas;
  • Construções: palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares) e planejamento urbanístico.

ARQUITETURA RENASCENTISTA NA EUROPA, EXCETO A ITÁLIA

O Renascimento caracterizou-se como um movimento praticamente restrito ao universo cultural italiano durante seus dois primeiros séculos de evolução (entre os séculos Fourteen e XVI, aproximadamente), período durante o qual, no restante da Europa, sobreviviam estilos arquitetônicos, em geral, ligados ao gótico ou ao tardo-românico.

No seu auge, na Itália, a estética clássica começou a ser difundida em diversos países europeus devido a motivos diversos (como guerras, anexações de territórios, pelo fato de os artistas italianos viajarem pela Europa ou serem contratados por cortes diversas).

Independente das razões, é certo que esta difusão fatalmente se dará já pela assimilação de certos ideais anticlássicos trazidos pelo Maneirismo, estilo em voga naquele momento (início do século 16). É um momento em que a tratadística clássica está plenamente desenvolvida, de forma que os arquitetos, de uma forma geral, possuem um bom domínio das regras compositivas clássicas e de sua canonização, o que lhes permite certa liberdade criativa.

Esta leve liberdade de que gozam os artistas do período será naturalmente absorvida pela produção renascentista dos países fora do espectro cultural italiano. Há que se notar, porém, que existem estudiosos que não consideram o Maneirismo como um movimento ligado ao Renascimento, mas um estilo novo due east radicalmente contrário a este.

Desta forma, a produção dita maneirista dos demais países europeus pode vir, eventualmente, a não ser considerada como uma arquitetura genuinamente renascentista. Em certo sentido é possível dizer, segundo tal ponto de vista, que tais países "pularam" diretamente de uma produção tipicamente medieval para uma arquitetura pós-renascentista (como na França).

Como as formas de difusão diferem de país para país, ainda que a arquitetura produzida por aqueles países neste momento seja efetivamente renascentista, existe um Renascimento diferente para cada região da Europa (pelo menos do ponto de vista arquitetônico). Será possível falar em um Renascimento francês, um Renascimento espanhol east um Renascimento flamenco, por exemplo.

Em Portugal, as formas clássicas irão se difundir apenas durante um breve período, sendo logo substituídas pela arquitetura manuelina, uma espécie de releitura dos estilos medievais e considerada por alguns como o efetivo representante exercise Renascimento neste país, ainda que prossiga uma estética distante do classicismo (insere-se, de fato, no estilo gótico tardio).

PINTURA

Talvez nenhuma época artística tenha sido igualmente rica e tão talentosa com grandes pintores como o Renascimento.

Piero dela Francesca, Fra Angelico, Botticelli, Mantegna, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Antononello da Messina, isto para citar só alguns. East depois, Masaccio, Perugino, o supremo Rafael, bone Bellini, Giorgione, Ticiano, Paolo Uccello, Lucas Signorelli, os dois Lippi, Ghirlandaio, Carpaccio, Cosmè Tura. Qualquer um deles bastaria para nobilizar um período east uma nação. Mas, todos eles viveram no mesmo país east na mesma época, ou quase.

As principais características da pintura são:

  • Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, equally diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo bone princípios da matemática e da geometria;
  • Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos;
  • Realismo: o artista do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa exercise próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada;
  • Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo;
  • Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes;
  • Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.

Vamos comentar brevemente os mais conhecidos pintores desse período:

Giotto di Bondone (c.1267-1337), mais conhecido simplesmente por Giotto, pintor eastward arquiteto italiano. Nasceu perto de Florença, foi aluno exercise mestre Cimabue. É conhecido como fundador da arte renascentista. O impressionante realismo e o poder dramático de suas obras constituíram-se numa revelação para seus contemporâneos, anunciando uma nova era no desenvolvimento da pintura. Considerado o elo entre as pinturas renascentista, medieval due east bizantina. A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista exercise mundo, muito própria do Renascimento.

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi o artista que mais perto chegou practise ideal "homem da Renascença", que significa um indivíduo de talentos múltiplos, que irradiava saber. Tinha múltiplos talentos, deixou cadernos e mais cadernos com suas pesquisas e estudos. Possuía grande curiosidade e vontade de voar como bone pássaros. Essa busca constante por entender todo o "mecanismo" que o cercava, não deixou grande quantidade de obras na pintura, mas é incontestável a sua genialidade. Dominou com sabedoria o jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade, estimulando a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.

Michelangelo Buonarotti (1475-1564) foi o maior contribuinte para elevar o condition da atividade exercise artista. Acreditando que a criatividade era uma inspiração divina, quebrou todas as normas. Os admiradores se referiam a ele como o "Divino Michelangelo", mas o preço da glória foi a solidão. Entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de cenas practice Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é a "Criação practice Homem" e o afresco "O Juízo Final", que foi concluído 29 anos depois da pintura practise teto, east essa pintura impressiona pela atmosfera sinistra.

Rafael Sanzio (1483-1520) foi, dentre equally maiores figuras da escola da Alta Renascença (Leonardo, Michelangelo e Rafael) eleito o mais pop. Enquanto os outros dois eram reverenciados, Rafael era adorado. Um contemporâneo dos três, chamado Vasari, que escreveu a primeira história da arte, afirmou que Rafael era "tão amável e bondoso que até bone animais o amavam". O pai de Rafael, um pintor menor, ensinou ao precoce filho bone rudimentos da pintura. Aos 17 anos de idade, Rafael era considerado um mestre independente. Aos 26 anos, chamado a Roma pelo Papa para decorar os aposentos do Vaticano, ele pintou bone afrescos, com ajuda de fifty discípulos, no mesmo ano que Michelangelo terminou o teto da Capela Sistina. "Tudo que ele sabe, aprendeu comigo" disse Michelangelo. De Leonardo, ele assimilou a composição piramidal e aprendeu a modelar rostos em luz e sombra (chiaroscuro). De Michelangelo, Rafael adotou as figuras dinâmicas, de corpo inteiro e a pose de "contraposto". Foi o grande pintor das Madonas. Morreu com 37 anos e toda a corte "mergulhou em luto" segundo Vasari.

Sandro Botticelli (1445-1510) foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural Italiano. Desde jovem, dedicou-se à pintura mostrando grande talento para as artes. Em suas obras seguiu temáticas religiosas e mitológicas. Resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais eastward artísticos das civilizações grega e romana. Chegou também a fazer retratos de pessoas famosas da época, como príncipes, integrantes da burguesia eastward nobres. Every bit pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves east cores vivas. Para ele, a beleza estava associada ao platonic cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, due east, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus. Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é "O Nascimento de Vênus", que o pintor fez no ano de 1485. Nesta linda obra, observamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia.

Ticiano Vecellio(c.1473-90-1576), como seus contemporâneos venezianos, dominou o mundo da pintura durante sessenta anos, usava cores fortes como chief meio expressivo. Primeiro pintava a tela de vermelho, para dar calor ao quadro, depois pintava o fundo e as figuras em matizes vividos e acentuava as tonalidades usando trinta a quarenta camadas vidradas. Esse trabalhoso método possibilitava uma pintura convincente de qualquer textura, do metal polido ao brilho da seda, de cabelos louro-dourados à pele cálida. Sua produção inclui cenas religiosas carregadas de emoção, episódios mitológicos pulsantes de sensualidade e expressivos retratos, ,não raro tendo ao fundo paisagens banhadas e luz. Assim como Michelangelo, Ticiano foi um dos percursores practice movimento Maneirismo.

Piero Della Francesca (c.1415-1492), pintor, matemático due east teórico da arte. Apenas no século twenty a pureza austera de suas formas due east o completo domínio da luz east da cor passaram a ser devidamente apreciados. A demora para que ele subisse à galeria dos grandes artistas reflete a relativa obscuridade de sua carreira. Passou grande parte da vida na pequena Borgo San Sepolcro, cidade toscana, eastward na vizinha Arezzo. East, apesar de ter transitado por eminentes cortes renascentistas, nunca gozou do mesmo prestígio artístico de seus ilustres contemporâneos. Hoje, no entanto, os afrescos de Arezzo são reconhecidos como um dos grandes tesouros da arte.

A PINTURA NOS PAÍSES Exercise NORTE DA EUROPA

A marca registrada dos artistas practise norte da Europa era o incrível talento para retratar a natureza realisticamente, nos mínimos detalhes.

Artistas dos Países Baixos:

Com formação de miniaturista east iluminador de manuscritos, January Van Eyck (1390-1441) pintou detalhes microscópicos em cores vivas. Um dos primeiros mestres da nova arte de pintar retratos, Van Eyck chegou a pintar detalhes ínfimos como pontinhos de barba no queixo da figura. Seu " Homem com Turbante Vermelho", que talvez seja um autorretrato, foi a primeira pintura a mostrar o modelo olhando o espectador. Num dos mais celebres quadros da Renascença exercise Norte, "Casamento dos Arnolfini", Van Eyck captou com exatidão a aparência e a textura das superfícies east produziu efeitos de luz direta e difusa ao mesmo tempo.

Hieronymus Bosch (1450-1516) foi eleito pelos surrealistas practise século XX o seu santo padroeiro, o que não é difícil de entender, visto que a sua pintura moralista sugere criativas formas de tortura aplicadas como punição aos pecadores. Imagens grotescas – monstros híbridos, meio humanos, meio animais – habitam suas entranhas nas perturbadoras paisagens. Sua pintura parece mostrar que a humanidade, seduzida e corrompida pelo mal, deveria sofrer consequências catastróficas.

Rogier van der Weyden (c.1399-1464) nasceu em Tournai, na Bélgica. Depois de estudar com Robert Campin, mudou-se para Bruxelas, onde logo chegou a pintor oficial da cidade. Executo também inúmeras e importantes encomendas para membros da corte de Borgonha, incluindo o Duque Filipe, o Bom. Foi um homem pacato, cuja carreira, também tranquila, muito o gratificou: ficou rico e alcançou fama internacional. Com intensa carga emocional, suas pinturas religiosas refletem uma forte convicção pessoal, enquanto seus retratos sempre se caracterizam pelo caráter introspectivo. O estilo naturalista expressivo de sua obra exerceu grande influência determinando o rumo das artes nos Países Baixos.

O pintor flamengo Pieter Bruegel, "O Velho" (1525-1569) foi influenciado pelo pessimismo e pela abordagem satírica de Bosch. Ele adotou o tema de vida campestres, cenas de pessoas humildes no trabalho, em festas east danças, em que sempre aparece também um aspecto que mostra a pouca nobreza humana. No quadro "Casamento no Campo" mostra bone convidados comendo east bebendo gulosamente. Além de elevar a pintura do gênero da vida cotidiana, Bruegel ilustrou provérbios, como "Um Cego Conduzindo Outro" com expressões faciais horrendas, bestiais, típicas das cenas bíblicas de Bosch.

Da Alemanha, temos:

Hans Holbein, o Jovem (1497-1543) é conhecido como um dos maiores retratistas de todos os tempos. Assim como Albrecht Dürer, Holbein misturava bone pontos fortes do Norte eastward do Sul, unindo a técnica germânica de linhas due east precisão realistas à composição equilibrada, ao chiaroscuro, à forma escultural e à perspectiva italiana. Embora nascido na Alemanha, Holbein começou a trabalhar em Basel. Quando a Reforma decretou a decoração "papal" das igrejas, as encomendas desapareceram e ele mudou-se para a Inglaterra. O impressionante talento de Holbein valeu-lhe a posição de pintor da corte de Henrique Eight, onde pintou retratos exercise rei e de quatro das suas esposas. Ele pintava rostos com a mesma acurácia de Dürer, mas, em vez da intensidade dos retratos deste pintor adotava a expressão neutra característica da arte italiana. O estilo Holbein estabeleceu bone padrões para os retratos, que continuaram a ser a mais importante forma de arte na Inglaterra nos três séculos seguintes.

Albrecht Dürer (1471-1528), primeiro artista nórdico de espírito renascentista, combinou o talento detalhista do Norte com as conquistas da Renascença italiana. Chamado de "Leonardo practice Norte" pela diversidade de interesses, Dürer era fascinado pela natureza e se aprofundou em estudos de botânica. Publicou tratados de perspectivas east proporções ideais. Além disso, assumiu a posição de artista como cavalheiro e erudito, elevando o status da profissão, até então comparável a mero artesão, a uma importância digna de um príncipe.

Foi o primeiro a se deixar cativar pela própria imagem, deixando uma série de autorretratos (o primeiro, pintado aos xiii anos de idade). Em seu autorretrato, de 1500, pintou-se numa pose semelhante à de Cristo, indicando a exaltação do condition do artista, para não mencionar a alta conta em que se tinha. A sua maior reputação como artista Renascentista do Norte, se deve aos trabalhos gráficos de Dürer. Antes dele, every bit gravuras eram estudos primitivos em contraste preto east branco. Como gravador, usava o adensamento das linhas para expressar diferenças de textura e tons, tão sutis quanto na pintura à óleo. Dürer foi o primeiro a usar a gravura como forma de arte maior.

ESCULTURA

Ao contrário, por exemplo, da arte grega, o Renascimento já não sentiu a necessidade de elaborar para a escultura uma série de regras comparáveis às da arquitetura. O que não quer dizer que faltassem, na escultura renascentista, formas east tendências características.

Simplesmente, a passagem da arte do período anterior é menos brusca, é mais uma questão de gosto do que de teoria. Acima de tudo, o reconhecimento de uma escultura renascentista é feito procurando os motivos de fundo em que ela se inspira.

Os principais motivos são:

  • Acentuado naturalismo, ou seja, a procura de verossimilhança;
  • Um forte interesse pelo homem, pela forma de seu corpo, da sua expressão;
  • Gosto marcado não só pelo conhecimento e técnica, como pela ostentação de conhecimento;
  • Aspiração pela monumentalidade;
  • Esquemas compositivos, quer dizer formas globais, geometricamente simples.

A escultura, assim como a pintura, já não fazia parte do projeto arquitetônico como ornamentação do edifício. Conquistaram autonomia e brilhavam pela sua própria expressão.

A extrema importância que o Humanismo dava ao homem traduz-se em imagens em que o próprio homem é representado com a maior "verdade" possível. Tal conceito surge como continuação do interesse pela natureza. E, tal como na realidade predominam as linhas curvas eastward sinuosas.

O maior de todos os escultores renascentista foi Michelangelo Buonarroti usando esquemas geométricos para suas esculturas: Pietá, na Basílica de São Pedro; Davi, na Academia de Belas Artes de Florença; Pietá de Rondanini, no Castelo Sforza em Milão.

Donato di Niccoló di Betto Bardi (1386-1466), conhecido como Donatello, seus primeiros conhecimentos artísticos vieram exercise treinamento que recebeu numa oficina de ourives. Trabalhou também, ainda na juventude, um curto período de tempo na oficina do artista Lorenzo Ghiberti. Elaborou grandes esculturas e na cidade de Pádua esculpiu uma estátua equestre, em mármore, de Erasmo da Narni, conhecido como Gattamelata. Donatello usou como inspiração desta obra a estátua equestre de Marco Aurélio, em Roma. Uma das suas esculturas mais conhecidas é "Davi", feita em bronze e encontra-se no Museu Nacional em Florença.

Andrea di Francesco di Cione (1435-1488), mais conhecido como Andrea del Verrocchio foi filho de um oleiro, e durante sua infância a família sofreu com a pobreza. Diz a tradição que foi treinado por um ourives chamado Giuliano Verrocchi, de quem teria adotado o sobrenome. Em torno de 1460, começou a estudar pintura. Alguns anos mais tarde, com a morte de Donatello, que era o favorito dos Médici, assumiu seu lugar como protegido, e para eles produziu pinturas e esculturas, além de desenhos para decorações, vestimentas e armaduras. Tornado conservador das coleções de antiguidades da família, restaurou muitos bustos e estátuas romanas. Então sua fama começou a se espalhar, abriu uma grande oficina que atraiu muitos discípulos, entre eles Leonardo da Vinci e Perugino. Apesar de sua fama como pintor e de sua produção, que se supõe ter sido significativa, hoje, quase nix pode ser atribuído a ele com certeza. Dedicou-se com mais ênfase à escultura, mas também nesse campo suas obras autenticadas, embora em maior número, são ainda poucas. Sua primeira grande encomenda foi uma tumba para Pedro east João de Médici na antiga sacristia de São Lourenço. Sua reputação como um dos grandes escultores de baixo-relevo do século XV se estabeleceu com o Cenotáfio do Cardeal Niccolò Forteguerri para a Catedral de Pistoia, sendo concluído somente após sua morte.

SaibaMaisA Capela Sistina foi construída por ordem exercise Papa Sisto IV (retângulo de 40mx13m e 20m altura). Due east é na própria Capela que se faz o Conclave, reunião com bone cardeais após a morte do Papa para proceder a eleição do próximo. A lareira que produz fumaça negra, indica que o Papa ainda não foi escolhido, a fumaça branca, que o Papa acaba de ser escolhido, avisando o povo na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Michelangelo dominou a escultura due east o desenho practise corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia.

Além de pintor, Leonardo da Vinci, foi grande inventor. Dentre as suas invenções estão: "Parafuso Aéreo", primitiva versão practise helicóptero, a ponte levadiça, o escafandro, um modelo de asa-delta, dentre outras.

Quando deparamos com o quadro da famosa Mona Lisa não conseguimos desgrudar os olhos do seu olhar, parece que ele nos persegue. Por que acontece isso? Será que seus olhos podem se mexer? Este quadro foi pintado, pelo famoso artista eastward inventor italiano Leonardo da Vinci, eastward qual será o truque que ele usou para dar esse efeito? Quando se pinta uma pessoa olhando para a frente (olhando diretamente para o espectador) tem-se a impressão que o personagem do quadro fixa seu olhar em todos que o observam. Isso acontece porque os quadros são lisos. Se olharmos para a Mona Lisa de um ou de outro lado estaremos vendo-a sempre com os olhos e a ponta do nariz para a frente e não poderemos ver o lado do seu rosto. Aí está o truque em qualquer ângulo que se olhe a Mona Lisa a veremos sempre de frente.

Outra característica do quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci é o uso da técnica do Sfumato, que é usada para gerar suaves gradientes entre as tonalidades. A palavra vem do italiano sfumare, que significa "de tom baixo" ou "evaporar como fumaça". Nessa pintura é difícil perceber equally pinceladas e as variações de tons na passagem da luz para sombra, amenizando os contornos dos seres e objetos. Em materiais de fricção como grafite, pastel seco ou carvão, o sfumato pode ser realizado esfregando-se o dedo no suporte pictórico, para que bone riscos desapareçam e fique apenas o degradê. Outro recurso é usar o esfuminho, um tipo de lápis com algodão na ponta, que substitui o dedo a fim de evitar a interferência da oleosidade da pele.

bracytowernt.blogspot.com

Source: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-renascentista/renascimento/